quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Confissões de um espelho


CRUZEIRO SEIXAS | Confissões de um espelho (correspondência, poemas, desenhos, depoimentos)
ARC Edições | Ceará, 2016
Organização © Floriano Martins
Edição a cargo de Floriano Martins e Leontino Filho
Capa & imagens © Cruzeiro Seixas





Brochura, 188pgs
Formato 14x21 cm
Projeto gráfico © Márcio Simões e Floriano Martins
R$ 45,00 (frete nacional simples incluso)
35 Euros / 40 Dólares (frete internacional simples incluso)






A vasta navegação desse comandante que se conecta ao mundo entre pincéis, tintas e letras, já havia aportado em terras brasileiras, pela vez primeira, no ano de 2005, com Homenagem à realidade, um portentoso trabalho coordenado e organizado pelo poeta Floriano Martins. Agora Floriano Martins revisita, mais uma vez, a genialidade de Cruzeiro Seixas e, revirando os baús do mestre português, destrincha uma a uma as expressões textuais, visíveis, epigramáticas, palpáveis e densamente humanas do artista Cruzeiro Seixas; para tanto imaginar é que surge a segunda peça desse tabuleiro de alumbramentos: Confissões de um espelho.
O livro é dádiva da memória, palavra que pulsa quase simultaneamente numa avalanche de pura poesia. Cruzeiro Seixas, esse homem-galáxia, poeta e pintor de alta linhagem, está desnudo, expresso em surreal tecido de verdades, em Confissões de um espelho, uma verdadeira joia encravada nas faces disfarçadas do real. O livro traz, a tiracolo, cartas de Cruzeiro Seixas destinadas a Floriano Martins, confissões sem meias verdades ou com verdades inteiras, a epistolografia é uma preciosa arte e nas mãos de um artista genial ganha um tal refinamento que vale por si. Na sequência das cartas, os poemas e desenhos: As minhas mãos é que pensam, não eu. Cruzeiro Seixas em sua poética, numa visada crítica, sem submissão alguma, atrela o erudito ao coloquial, de forma enfática, por vezes insólita e enlouquecida, não à toa, ele acentua numa de suas muitas entrevistas que: A vida é, de facto, um escândalo para a razão. Sendo assim, torna-se imprescindível ocupar com destemor os assombros do surrealismo, essa falésia de impertinências e desassombros, essa asa de vontades e infinitudes, esse reino de liberdade na consciência do infinito. Para não ir muito longe, nessas aventuras surreais, novamente Murilo Mendes: O surrealismo, tentando ultrapassar os limites da razão humana, aproxima-se às vezes consideravelmente da mística. Cruzeiro Seixas arremata: Os que querem agarrar com ambas as mãos o IMPOSSÍVEL não se apercebem que o impossível acontece todos os dias.

Leontino Filho




Pedidos para o território nacional através de e-mail a
informando endereço completo para remessa de exemplar e anexando confirmação de depósito no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) em favor de
FLORIANO BENEVIDES JÚNIOR • Banco BRADESCO
Agência 3456-8 • Conta corrente 17920-5 • CPF 169.613.313-00

Exemplar do livro será postado de imediato, através de frete simples já incluído no valor da aquisição.

Pedidos para o exterior, favor entrar em contato com
reservando exemplar e solicitando maiores informações.




Rua Poeta Sidney Neto 143 Água Fria 60811-480 Fortaleza CE Brasil
Visite a nossa loja virtual







Nenhum comentário:

Postar um comentário