segunda-feira, 6 de agosto de 2018

DOIS LIVROS DE ZUCA SARDAN



Em 2014 a Editora da Unicamp imprimiu nova edição de dois livros de Zuca Sardan que já se encontravam perdidos no tempo: Osso do coração (1993) e Ás de colete (1994). ARC Edições promove agora a oferta conjunta dos dois livros por apenas 50,00 (cinquenta reais), já incluído o custo de postagem, para aqueles leitores interessados em todo o território brasileiro.

ÁS DE COLETE | Poesia & plástica | 136 páginas

Penso que o humor dos poemas de Zuca tanto interessa por seus feitos imediatos como pela perspectiva cultural implicada, em que se revelam sintomas de nosso tempo. O poeta brinca a cada página com formas e temas em princípio graves, mas brinca obsessivamente, como quem depende dessa mesma gravidade, numa espécie de parasitismo que simula independência quando de fato extrai do hospedeiro a força substancial. […] O poeta simula conciliar, para efeito de irrisão, o que de fato acaba conciliado, na forma de perturbações poéticas. Talvez porque o humorista, quando vem combinado com o poeta, já não se distancie completamente de seu objeto, vinculando-se a ele pelo que há de empenho íntimo em toda formalização artística bem-sucedida. Como num teatro de sombras, as criaturas projetadas denunciam, em outro plano, as tentativas de fuga de seu criador.
[Alcides Villaça]



OSSO DO CORAÇÃO | Poesia & plástica | 216 páginas

O herói de Sardan é um ser metamórfico (e metafísico), a oscilar entre a fralda e o fraque, a chupeta e o cavanhaque; capaz de grandes tiradas filosóficas e ainda não desmamado de tetas opulentas. Personagem de uma idade inconcebível, espécie de infância vetusta, onde transitassem bebês-anciãos. Sardan utiliza os encantos dos mitos infantis para melhor desvendar aos adultos os desencantos do mundo. São fábulas e apólogos narrados com uma delicada pena de urutau, constantemente banhada em ironia e humor sem equivalentes nas letras pátrias. É como se ele relatasse para nós a vida (o mundo) como ela (ele) é e a gente não se desse conta. Porque tudo vem naquela tonalidade sépia – tão própria das páginas antigas; e, suprema malícia, ficamos quase sempre sem saber se estamos lendo um texto atual, adulto e crítico, ou se se trata de um disfarce, a partir de uma daquelas historietas do Livro de Belas Ações, do velho Tesouro da Juventude; ou de uma simples e comovida homenagem a Reco-Reco, Bolão e Azeitona.
[Francisco Alvim]

*****

Os livros devem ser solicitados através do e-mail floriano.agulha@gmail.com, fornecendo endereço completo para imediato envio e comprovante de depósito, no valor de 50,00 (cinquenta reais) para:

MARIA DO SOCORRO NUNES XAVIER BENEVIDES
Banco BRADESCO | Agência 3456-8 | Conta Corrente 021926-6 | CPF 169.613.403-00

*****

Veja outros livros de Zuca Sardan, três dos quais em parceria com Floriano Martins, editados por ARC Edições:

ZUCA SARDAN
Poesia e plástica, 2017

ZUCA SARDAN | FLORIANO MARTINS
Teatro a quatro mãos, 2017

ZUCA SARDAN | FLORIANO MARTINS
Teatro a quatro mãos, 2016

ZUCA SARDAN | FLORIANO MARTINS
Teatro a quatro mãos, 2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário